Chuck aparece, inicialmente, como o escritor da série literária "Supernatural" (dentro da ficção) sob o pseudônimo de Carver Edlund (o escritor real, que na verdade se chama Bend Edlund). Supõem-se que sua habilidade de prever o futuro se dá pelo fato de ele ser um "Profeta do Senhor", mas eventos ocorridos no episódio final da 5° temporada levou parte dos fãs a crêr que ele é o próprio Deus.
Ele aparece como um escritor, que publicou vários livros que registra cada detalhe sobre a vida de Dean e Sam. Cada romance narra um episódio da série de TV. Ele foi inspirado a escrever estas por visões que ele continuava a ter - visões que o deixou com dores de cabeça, que o levou a beber. A série teve apenas um leve sucesso, e ele perdeu sua editora depois que ele escreveu que Den E Sam tinha ido para o inferno. Ele tem uma base irracional, porém, que entusiasticamente escrever sobre os livros nas salas de chat, e arranjou para que uma convenção, como mostrado no episódio "". Ele continuou a escrever, no entanto, como suas visões obrigou. Ele não sabia que Sam e Dean eram reais, até que Sam e Dean descobre sobre os livros e vão procurá-lo, confrontá-lo com raiva em seu barraco decadente onde ele morava. Além disso, como Chuck é um profeta, um arcanjo, que demonstra poder forte o suficiente para assustar até mesmo Lilith, é seu tutor e tem o de proteger Chuck (profeta) a todo custo. Seus livros contêm alguns detalhes que até Sam e Dean não sabem, e descobre que também consegue prever o futuro.
Com sua chocante saída no final da 5° temporada, alguns fãs acreditam que ele é Deus, porém até agora nada foi provado.
Um dos momentos mais chocantes do season finale de Supernatural veio no fim, quando Chuck, o profeta e autor das séries de livros de Supernatural, terminou a história dos Winchester e desapareceu no ar. O repentino e confuso ato deixou os fãs com uma grande pergunta: Chuck é Deus?
A resposta óbvia seria "sim". Supernatural, de acordo com Castiel, deveria ser o Testamento dos Winchester, um novo Novo Testamento, e desde que a Bíblia é o livro de Deus, é lógico que seria Deus quem escreveria o novo Novo Testamento. Chuck ser Deus também explicaria o porque dele estar vestido de branco e desaparecer magicamente no fim.
Como profeta, Chuck fez exatamente o que Deus faria: ele ficou fora da ação o máximo que pode e cutucou Sam e Dean para direção certa quando eles precisaram de uma ajudinha. E Gabriel já provou que os anjos e provavelmente qualquer outra criatura do céu pode assumir identidades alternativas na Terra.
Chuck ser Deus também faria de sua primeira aparição na quarta temporada "The Monster at the End of This Book" ainda mais importante. Quando ele descobre que seus personagens existiam, um de seus primeiros pensamentos é de que ele seria um deus, pensamento qual Dean rapidamente descarta.
Com saída triunfal da série no episódio Canção do Cisne, assim que ele acaba seu livro ele desaparece misteriosamente , ele desaparece no ar , literalmente.
Por um outro lado isto não faria sentido pois como Castiel falou anteriormente o Amuleto do Dean ,quando na presença de Deus , brilharia intensamente o que não aconteceu quando o amuleto ficou perto de Chuck.
Porém Josué diz que Deus nao queria ser encontrado, ou seja, ele poderia manipular o amuleto para não entregar a sua presença, e assim o amuleto não teria efeito algum. '-'
Chuck reaparece surpreendentemente na décima temporada no final do quarto episódio (Fan Ficton) o que aumenta mais a suspeita de ele ser Deus (eu tenho certeza), e de ter criado o novo testamento (Winchesters).
Minha tese : No começo chuck era somente um profeta, protegido pelo arcanjo rafael, tendo visões.. enfim, era um profeta normal, porêm, quando ele aparece no final da 5ª temporada, ele é Deus ! Deus está usando o profeta chuck como seu receptaculo. Então Sim, chuck Shurley é Deus ! Chuck is God !