Gabriel é o mais novo arcanjo de Deus, tornando-se o irmão mais novo de Miguel, Lúcifer e Rafael.
Gabriel ama sua família profundamente. Embora fosse o primeiro anjo e arcanjo a ser visto no show, ele era o arcanjo último a ser revelado. Quando seus irmãos mais velhos, Lúcifer e Miguel, ligado entre si e começaram a lutar, Gabriel não pode suportar.
Segundo Gabriel, "O Apocalipse", como os humanos chamam era o que ele costumava chamar de "Jantar de domingo" com a sua família. Não é possível escolher um dos lados, ele deixou o céu e "tirou" a Terra. Depois que ele ganhou uma casca, ele foi em "proteção de testemunhas" e ele começou a posar como um malandro, um Trickster.
Ele, aparentemente, sempre soube que os irmãos Winchester foram feitos para serem as verdadeiras cascas de seus dois irmãos mais velhos, Miguel e Lucifer.
Um Arcanjo muito leal às pessoas que para defender elas estava disposto a enfretar seu irmão. No episodio ele disse que não estava do lado nem de Miguel e nem do lado de Lucifer, estava do lado deles (as pessoas). Mas na hora de matar Lucifer a sua magica (teletransporte) foi descoberta por Lucifer que o esfaqueou sem nenhuma pena.
Na 9º temporada no episódio 18 gabriel aparece como uma ilusão para Castiel por meio da corneta de Gabriel que foi tocada por Metraton, acredita-se que como a corneta foi tocada o arcanjo Gabriel ainda está vivo, ele teria forjado sua morte e se isolado da situação até o momento. Não se tem certeza se Gabriel está vivo mas há esperança porque no final castiel pergunta se ele está vivo e ele pisca para Castiel e desaparece.